14 dezembro, 2007

Livro : Perfeitos Milagres (Jacinto Lucas Pires)


Por muito que tente evitar ser preconceituoso, confesso que tenho esse tipo de sentimento em relação à maioria dos autores Portugueses (apesar de não chegar aos calcanhares do Ervi). Se somarmos a esses preconceitos, o facto de se ser filho de um político, é perfeitamente natural que se ignore este autor, e se crie institivamente um conjunto de cenários em que a publicação só acontece graças a um certo factor C, e que está a roubar espaço a verdadeiros escritores com baldes de talento e que passam fome à espera de ser publicados. Foi provavelmente por este motivo que até ao passado recente tinha ignorado este Jacinto Lucas Pires. Uma crítica muito positiva na Time Out Lisboa deixou-me no entanto curioso o suficiente para arriscar, e o facto é que não me arrependi.


A escrita do livro iniciou-se em Nova Iorque durante uma residência para escritores, e é mesmo aí que se passa. Seguimos as procuras de três grupos de personagens: uma estrela de rock em fuga após o suicidio inexplicado da sua companheira, um jornalista enviado especial à procura de histórias para um livro que sonha escrever há muito, um grupo de teatro experimental à procura de um novo formato mais adequado aos tempos actuais. As histórias entrecruzam-se, algumas das personagens conhecem-se, e como sempre na vida nem tudo corre bem.


Muito bem escrito (apesar da estranheza de "ouvir" personagens Americanas a utilizarem calão Portugues), ainda melhor estruturado, recomendo vivamente este retrato dos nossos tempos. Não é certamente uma obra-prima, mas Lucas Pires demonstra-se um real repositório de talento, e acredito que no futuro nos dará livros ainda melhores.

1 comentário:

Ervi Mendel disse...

É de mim, ou os autores portugueses não têm dinheiro para mandar fazer uma capa para as suas obras?

Já o livro ali em baixo do Gonçalo M. Tavares era a mesma coisa...