
The Worms... relata a vida de um tal Manolo Follano, um designer arquitectural de 40 anos com algum sucesso profissional e com ambição reduzida. O livro inicia-se no momento em que lhe é diagnosticada uma doença potencialmente mortal, e segue (em grande parte) de forma não sequencial as memórias dos momentos mais significativos da sua vida (tanto bons como maus). E só pode ser considerado um pequeno milagre o que Warner consegue fazer com a vida de uma pessoa tão perfeitamente normal. Há já algum tempo que nenhum livro me deixava tão agarrado e divertido... A contribuir para tal não está apenas a história, mas sim todos os "truques" de linguagem que o autor utiliza: nunca é revelada a doença, nem a nacionalidade do protagonista, mas são ambas muito fáceis de identificar e o livro está escrito como se se trata-se de um relato na 1ª pessoa na lingua materna da personagem, posteriormente traduzido para Inglês, e traduzindo expressões idiomáticas de forma tão literal que se torna hilariante (The Host, Uncle e Mother of a Whore, são apenas alguns exemplos).
Um livro muito humano e que consegue representar de forma fidedigna aquela dualidade entre a alegria e a tristeza que se verifica na vida de todos nós. Agora vou ter de ir ler os livros do homem que deixei pelo caminho...
3 comentários:
Brunex, convido-te para uma epécie de terapia. Só minha, tá claro.
mr-x-adventure.blogspot.com
Abraços com Xá.
;)
Mr. X: Confesso-me imensamente surpreendido pela qualidade da tua escrita! Já te gostava de ler em outras andanças, mas isto é mesmo muito bom! Continua assim que vais bem... E já estás linkado.
Abraços com café para ti...
Ehlá, não estava à espera deste piropo... fico a modos que sei lá, embevecido? Muito obrigado pelo apoio, amigo!
Não vai ser fácil... cinco minutos passam num instante.
Enviar um comentário