18 maio, 2009

Disco : Danger Mouse + Sparklehorse - Dark Night of the Soul

Estes dois senhores já tinham colaborado com muito sucesso no último disco dos Sparklehorse (Dreamt for Light Years in the Belly of a Mountain de 2006). Neste disco voltam-se a juntar e convocaram um batalhão de convidados para dar a voz ao projecto: Black Francis (dos Pixies), Julian Casablancas (dos Strokes), Iggy Pop (dos Stooges), Nina Persson (dos Cardigans), e mais uns quantos. Até a Suzanne Vega parece que dá um ar da sua graça e eu nem tinha dado por nada. A ideia era lançar tudo com um belo package com imagens do David Lynch e fazer um objet d'art muito bonito...

Até que a malvada da editora (neste caso a esperançosamente famigerada em breve EMI), decidiu arranjar uns "problemas legais" que ninguém sabe quais são (talvez o LR), e cancelar o lançamento do disco. O nosso Danger, que não é virgem em problemas legais, decidiu borrifar-se na editora e lançar o disco sob a forma de um CD-R em branco com o label 'For Legal Reasons, enclosed CD-R contains no music. Use it as you will.', podendo o mesmo ser comprado aqui em duas versões: uma só com um poster, e outra com um livro de mais de 100 páginas com fotografias do David Lynch, e limitado a 5.000 cópias numeradas.

Quanto à música, um projecto desta natureza nunca poderia correr mal. A coisa é menos narcoléptica, mas não menos complexa do que os restantes discos dos Sparklehorse, e a produção do Danger Mouse é tão discreta que às primeiras audições só se dá por ele num par de temas. Os vocais funcionam na perfeição na maioria dos temas, tendo gostado particularmente do Iggy a grunhir Pain Pain Pain directamente para o meu cérebro. Altamente recomendável portanto, e apesar de não ser meu costume, este caso merece que vos deixe aqui o link para o comprovarem vocês mesmos (e encherem o tal CD-R se optarem pela sua aquisição).

3 comentários:

maria teresa disse...

Decidi "aprender" algumas coisas sobre música e, presentemente, leio com muita atenção os post deste cantinho (ou deverei dizer "cantão"?)
Foi o que fiz com este post mas, que raio é "narcoléptica"?

Bj
PS Que vem de narcótico já percebi... mas o restante? Temos neologismo?

Bruno Taborda disse...

MT : Aqui no CC nós gostamos muito de inventar as nossas próprias regras. A linguagem não é excepção, e eu reconheço ter inventado alguns neologismos (por vezes não intencionais).

Este não é no entanto um desses casos. Narcoléptica vem daquela doença muito "divertida" em que as pessoas têm tendência a adormecer subitamente e que dá pelo nome de Narcolepsia. É lógico que nestes "músicos independentes" esse estado pode ser atingido pelo consumo de narcóticos...

maria teresa disse...

BT
Muito grata pelo pronto esclarecimento.

Bj