14 março, 2009

Livro : O Dia Mastroianni (João Paulo Cuenca)


Entre a leitura da Transa Atlântica e a revelação de passada 2ª feira, aproveitei a viagem a Coimbra para acabar A Derrocada da Baliverna do Dino Buzzati (que é muito bom, mas achei um pouco repetitivo em termos temáticos) e para devorar este pequeno livro deste jovem autor Brasileiro.

O Livro relata 24 horas alucinantes na vida de dois amigos, sem objectivos nem ambições que sigam além de viver cada dia ao máximo. Cuenca escreve em velocidade, tem muito estilo nos diálogos, e domina a arte de transformar a falta de sentido em algo profundo e tocante. É o estilo de livro pelo qual teria ficado completamente apaixonado se me tivesse aparecido à frente há uns 20 anos atrás. No presente, divertiu-me muito mais do que deveria ser permitido pela lei e deixou-me a querer MAIS. Esperemos que a Caminho tenha a decência de editar o seu primeiro livro - Corpo Presente - em breve...

3 comentários:

Anónimo disse...

O Ervi acha que deve ser "Cueca" e não "Cuenca". O Ervi bebeu café à noite. E uma garrafa de Porto Ferreira.

Nocturna disse...

Caro Bruno,

Ofereceram-me, à dias, este livro do João Paulo Cuenca .Como tenho estado a acabar de ler o novo livro de Mia Couto, « E se Obama fosse africano ?»,do qual estou a gostar bastante,ainda não peguei neste. Mas ,com algum atraso, li agora o teu post e entra já a seguir o « O Dia Mastroianni» .
Obrigada pela sugestão . Depois direi alguma coisa.
Um abraço
Nocturna

Bruno Taborda disse...

Fazes bem, e eu fico à espera da tua opinião...