09 março, 2009

Livro : Transa Atlântica (Mónica Marques)

Mónica Marques é uma Portuguesa que vive no Brasil há sete anos. Comprei o livro com base em algumas criticas bastante positivas que li e que me deixaram curioso. Diz a sinopse que é "a história de uma mulher entre os trinta e os quarenta anos e com uma tendência natural para o abismo e para o pecado". Na realidade não é verdadeiramente uma história. É mais uma série de episódios (uns do passado, outros do presente) e pensamentos, que claramente têm algo de auto-biográfico, mas que é impossível dizer o quê, e que perfazem o retrato de uma escritora à procura de um livro para escrever. Uma espécie de diário, se quiserem...

Apesar de um pouco desordenado (intencionalmente diria eu), está muito bem escrito, e fez-me sorrir inúmeras vezes (o que é bastante difícil nos dias que correm). Mesmo com muitas referências perdidas (sou um verdadeiro zero em cultura Brasileira), devorei o livro num só dia, e fiquei com vontade de ler mais. Só então reparei que a autora, por acaso até tem um blog, chamado Sushi Leblon e que é também muito recomendável. E contrariamente às minhas expectativas, a mestiçagem entre o Pt-Pt e o Pt-Br funciona que é uma maravilha. Se o Caetano dizia há uns tempos que "Falta promiscuidade entre Portugal e Brasil", eu digo "Toma lá, Caetano!".

Uma curiosidade adicional: se uma referência à Escola Secundária de Benfica (onde andei do 7º ao 9º ano) me tinha deixado divertido, quando li "Os meus pais foram passar a lua-de-mel à Madeira de onde voltaram para a casa da Avenida do Uruguai, em Benfica, ao lado da pastelaria Carripana e da frutaria do Senhor Silva" caí de quatro. É que eu morei no prédio provavelmente contiguo. Bem que a foto da autora me parecia familiar...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ih, Tô louco pra ler esse livro! No site do Cá estamos, programa da Tv Globo Portugal, tem uma entrevista com a autora deste livro, me interessei pela história e fui acabar parando no blog dela, vey muito massa o jeito que ela escreve!