02 março, 2009

Livro : Crime (Irvine Welsh)

Li (e tenho) todos os livros do Irvine Welsh, tirando o Trainspotting (tenho um problema sério em ler livros depois de ter visto e gostado muito de um filme) e o anterior a este If You Liked School, You'll Love Work (mas lá irei um dia). Mesmo no seu mais escatológico e escabroso, consegue sempre transmitir algo de redentor sobre esta raça humana sem tino nem destino de que todos fazemos parte.

Este foge um bocado à norma, quando troca a paisagem da Escócia urbana natal do autor, pela Florida de Miami, e se aproxima na trama de um policial negro do Andrew Vachss (que também lia há uns anos largos com muito agrado). Mas a personagem principal, um policia Escocês chamado Ray Lennox (que já aparecera em Filth), de férias semi forçadas pelos excessos resultantes de um caso difícil com um predador pedófilo, e a tentar acertar pormenores do seu casamento, é 100% Welsh. Na linguagem, no amor pelos Hearts, na emoção com que vive a vida, nos segredos que tem bem guardados no seu baú e que vêm a luz do dia antes do final do livro. Como não poderia deixar de ser, depois de um desacato com a noiva, acaba por cair sem saber muito bem como num circulo organizado de pedófilos, e entra em cruzada pela salvação de uma criança de 10 anos...

Fiquei um pouco indeciso entre duas possibilidades: ou este é o primeiro livro de uma nova fase de Welsh, mais maduro e mais recatado, mas mantendo a coragem de tocar em temas de que a maioria dos autores foge a sete pés, ou então é uma forma algo cínica de tentar conquistar mercado nos Estado Unidos recorrendo ao género do thriller. Independentemente de motivos, o facto é que gostei do livro, apesar de muito longe do coup de force de Marabou Stork Nightmares, está bem escrito e satisfaz.

5 comentários:

Angelblue disse...

Trainspotting! Grande filme, um dos meus filmes preferidos. Irvine Welsh, nunca li nada dele :S Obrigada Bruno pelas sempre excelentes sugestões tanto em livros como em musica. O que eu gostava de ir a essa feira do disco e adquirir uns "classicos" dos anos 80... as datas são complicadas para mim :S

Beijinho Grande e um excelente dia.

Angelblue disse...

Já agora. Quem é o LR? Entrar no Viriato é como entrar na Quinta dimensão lol desculpa a minha curiosidade, mas já li comentarios dele por aqui, e quando entrei no perfil dele no Blog... fiquei ali à porta sem saber o horário de abertura. É festa privada?

Bruno Taborda disse...

Angelblue : O Welsh é grande. Vale a pena ler (o Inglês nos primeiros livros é um bocado difícil porque é calão / fonética escocesa).

Há de haver mais feiras a que possas vir. Temos muita coisa de anos 80.

Quanto ao LR, tinha esperanças que ele viesse aqui justificar-se, mas parece que não vai acontecer. Ele é o terceiro colaborador desta coisa, e é muito raro fazer algo (digamos que é um cromo raro ;-) ). Quanto ao Viriato ainda não percebi se é preguiça, ou se é uma forma de mandar mensagens secretas a alguém...

Angelblue disse...

Lool Obrigada Bruno, pensei que estava a ficar doida. Quanto ás feiras se forem mais aqui para os lados de Lx, já tenho possibilidades de ir por causa do tempo. Welsh, fiquei mesmo curiosa por este autor, bolas precisava tanto de mais uns 50 anos para ler tudo o que me apetece...

Beijinhos

Bruno Taborda disse...

Angelblue : 50 anos parece-me curto...