27 maio, 2008

Fim de Semana em Barcelona

Antes de mais quero pedir desculpa por vos ter deixado entregues à bicharada (i.e. - co-tralalas) durante quase um mês. A minha última posta já data de 1 do corrente e com este, deve sair da página... Infelizmente não estive este tempo todo em Barcelona (mas tenho mesmo mesmo pena), e nem é por falta de coisa interessantes para escrever, é mesmo por falta de disposição mental para o fazer.

Lá peguei na família e fui passar 3 dias a Barcelona, aonde não ia há uns 14 anos. É pouco tempo, mas mais vale ir apanhar chuva lá, do que ficar a apanhar chuva cá. Como as miúdas nunca lá tinham estado, tive de repetir alguns dos lugares comuns: as Ramblas, o parque Güell, e a Sagrada Família (que até parece já ter tecto). Mas aproveitei para ver umas coisas novas.

Continuando a obrigatória visita às casas do Gaudi, visitei desta feita a Batlló, que quando da minha primeira visita não estava aberta. Gostei muito e, apesar de o telhado ser inferior, achei o interior ainda mais interessante do que o da Pedrera.

Aproveitei uma manhã de Domingo cinzenta e chuvosa para nos refugiar no MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona), que ficava a 100 metros do hotel. Apesar de um pouco pós-moderno demais para o meu gosto (principalmente as exposições temporárias), gostei muito do espaço e desta bela cama desfeita do Tàpies.

O hotel em que ficámos (o Ciutat Vella) foi estrategicamente escolhido por ficar na Calle Tallers, uma perpendicular às Ramblas onde se encontram a maioria das lojas de discos da cidade. Para vinilólicos anónimos a coisa não está famosa, mas tenho de destacar a CD Drome que ficava mesmo à frente do hotel e onde encontrei um conjunto de discos que teimam em não aparecer por cá: dEUS, Notwist e Madrugada, todos em edição limitada. A loja até pode ser pequena e ter pouco stock, mas o que tem é escolhido a dedo, e quem por lá trabalha percebe claramente do assunto.

Há 14 anos, saí de Barcelona convencido que era a cidade onde gostaria de morar. Hoje pode estar ainda mais cheia e mais turística do que nessa altura, mas mesmo assim, continua a ser uma das minhas cidades favoritas...

7 comentários:

Maria disse...

Tem bom gosto sim Senhor.... Barcelona é uma cidade que encanta, também eu já não vou lá há algum tempo, mas a vontade de regressar é grande.
Beijinhos e "bem voltado" aos posts :)
Maria Pilar

Ervi Mendel disse...

Barcelona - It was the first time that we met
Barcelona - How can I forget
The moment that you stepped into the room you took my breath away
Barcelona - La música vibró
Barcelona - Y ella nos unió
And if God willing we will meet again someday

LR disse...

Eu também gosto muito de Barcelona, Tarragona e Pamplona.

LR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ervi Mendel disse...

Esta mensagem foi removida pelo autor

Anónimo disse...

boas, tb vou passar ferias a Barcelona só que precisso de ajuda, quero um hotel que barato e que fique perto do centro, pk penso que é no centro onde tem la tudo para se ver, não é assim, outra coisa, o aeroporto fica muito longe? fica perto? em que companhia foram?

Emanuel
coolima2006£gmail.com

Bruno Taborda disse...

Amigo Emanuel,

Atenção que isto é um blog e não um guia / agência de viagens!

Recomendo o hotel em que fiquei (o link está no post), fica muito perto do centro, mas não lhe posso chamar verdadeiramente barato.

O aeroporto fica longe. Viemos / fomos de taxi.

A companhia em que fomos foi a Vueling, que é uma low-cost, mas convém sempre comparar com as "normais" (Tap e Iberia) porque por vezes a diferença de preço pode não compensar os horários em que voam.