06 maio, 2008

BD : 60 voitures des années 60 (Jidéhem)

Jidéhem (Jean De Mesmaeker) é um dos históricos da banda desenhada belga, tendo sido co-autor dos melhores momentos de Spirou et Fantasio e Gaston Lagaffe. Durante muitos anos, na mesma revista Spirou onde eram publicadas aquelas séries, Jidéhem assinava uma coluna sobre automóveis intitulada "Les Chroniques de Starter" (sendo Starter uma personagem que, mais tarde, veio a protagonizar uma ou duas aventuras em nome próprio).


Este álbum reúne 60 dessas crónicas, dos anos 60 está bem de ver (a coluna durou até 1983, mas sem o fulgor do passado). Para quem goste de BD antiga (como eu) e de carros antigos (uh... como eu), é para devorar da primeira à última página.


O nosso amigo Starter é moderamente francófilo (não hesitando porém em desancar, quando mereciam, algumas aberrações da Renault e da Citröen), mas rende-se (como compete) às melhores criações da Porsche, Ferrari e Lotus, entre outras.

Pena é que não seja uma reprodução facsimilada dos artigos tal como saíam no Spirou, mas sim uma nova montagem dos textos e das ilustrações. Vale pela excelente qualidade da impressão e do papel, e sobretudo pelo espírito da época. Maio de 68 ainda vinha longe...

1 comentário:

Anónimo disse...

estás-me a abrir o apetite, vou procurar já esse livro, deve ser interessante...