15 fevereiro, 2008

Discos : Restos de Colecção

Como Janeiro é sempre um mês de desespero em termos de novos lançamentos, passei o mês a ouvir alguns discos do final de 2007 que não queria deixar de recomendar. Aqui vão eles...

Holy Fuck - LP

Já não me lembro como descobri estes moços, mas só o nome e saber que não eram heavy /death / whatever metal foi suficiente para ficar curioso. Compostos por 5 mânfios Canadianos têm um mission statement muito simples: "Find something in the trash... plug it in". No fundo fazem aquilo a que se chama "Música Electrónica Moderna" sem recorrer a nenhum dos instrumentos nem nenhuma das técnicas que esta utiliza. O resultado é uma electrónica orgânica, não muito distante de LCD Soundsystem, mas sem vocais, ritmos mais agressivos e mais experimental, no sentido em que fogem ainda mais à estrutura normal da canção e que utilizam qualquer objecto como instrumento. E de certeza que não há ninguém que prefira uma caixa de ritmos a dois bateristas (sim dois) de carne e osso e em simultâneo! Nos seus melhores momentos (e há desses em quase todas as faixas deste disco) fazem-me sempre pensar: "Holy Fuck! Estes gajos percebem mesmo disto". Um nome bem escolhido portanto... ( 4,5 / 5 )

Aqui fica o video de Milkshake.



The Wombats - A Guide to Love, Loss & Desperation


Este trio de Liverpool, prossegue uma linha já longa de bandas pop Inglesas com sensibilidade punk e com uma considerável dose de humor sardónico à mistura. A maioria dos precedentes não inspiram confiança e confesso que eu mesmo me sinto muito desconfiado em relação ao futuro destes. No entanto, o facto é que não consigo parar de ouvir (e trautear) uma data de faixas do álbum: o inevitável Let's Dance to Joy Division (têm o video mais abaixo), Moving to New York, Little Miss Pipedream (a fazer lembrar os saudosos Hefner), Patricia the Stripper, etc. Ou seja: gosto muito de metade do disco, o resto ouve-se com agrado apesar de alguns momentos mais óbvios ou a roçar o British Pimba. Por agora divertem-me. Vamos a ver se algum dia me surpreenderão... ( 3,5 / 5 )





Saul Williams - The Inevitable Rise and Liberation of Niggy Tardust

Uma excelente surpresa produzida e co-escrita pelo Trent Reznor (dos NIN), este foi disco lançado de forma exclusivamente electrónica como o In Rainbows dos Radiohead mas com uma pequena diferença: o "cliente" podia optar entre o download gratuito com qualidade média, ou pagar 5 USD por uma versão de alta qualidade. Williams começou por ser um poeta de tonalidade politicamente agressiva, e tornou-se depois um MC. Mas em contra corrente com o Hip Hop mais tradicional, nunca se preocupou com rimas e ritmos, aproximando-se mais do spoken word. Já nos seus discos anteriores demonstrava uma apetência considerável para usar o rock para aumentar o impacto dos seus textos, e após fazer algumas primeiras partes para os NIN, as duas mentes juntaram-se para produzir isto. Não é um disco fácil, mas tem momentos suficientemente acessíveis para não se desistir. É extremamente variado, a fazer lembrar tanto Public Enemy, como Jimi Hendrix, como (inevitavelmente) os NIN. Williams também se revela um vocalista muito versátil a imprimir tonalidades soul quando quer, a gritar de raiva quando lhe apetece, e simplesmente a declamar no momento seguinte. A descobrir... ( 4 / 5 )

E acabo com o vídeo da versão de Sunday Bloody Sunday dos U2 presente neste álbum. Acho que os originais são bastante mais interessantes, mas foi a única coisa que consegui encontrar...



3 comentários:

Maria disse...

O único que conheço aqui são os Wombats... tens razão a música Let´s Dance to Joy Division fica na cabeça ( muito dancei eu ao som do Love Will Tear us Apart)! Andei com ela durante uma semana.
Quanto a músicas de 2007, descobri uma moça chamada St. Vincent, se puderes ouve, vale a pena.
Beijinhos
Maria

rita maria josefina disse...

grandes Holy Fuck!
hás-de ouvir a remistura que os The Touch fizeram dos Womabts e os Pacific! ! não sei se é bem a tua onda... mas vale a pena! eu deixo-te o link:
http://www.myspace.com/thetouchse

:)
Bons sonoros!

Bruno Taborda disse...

Amigas Maria e Rita Maria,

Obrigado pelas sugestões! Vou investigar e depois digo-vos o que achei...