10 fevereiro, 2008

Disco : Vampire Weekend - Vampire Weekend

A comunidade indie da internet anda toda ao rubro com esta banda: 8.8 na Pitchfork, 8/10 na Drowned in Sound, só poderia ficar cheio de curiosidade para ver a razão de tanto furor. Os Vampire Weekend são 4 meninos ricos e limpinhos de Nova Iorque que só por esse motivo são imediatamente comparados com os Strokes. A música que fazem é essencialmente pop, apesar de o ritmo da guitarra me fazer lembrar os referidos Strokes, sem que consiga identificar muito bem porquê. Ao pop juntam-se uns pózinhos de música africana (mais Paul Simon do que Talking Heads, apesar de os vocais fazerem lembrar por vezes o Byrne), e um pouco de chamber nos teclados e em alguns arranjos. Pelos vistos é a receita para o sucesso instantâneo...

O buzz todo que geraram parece-me um pouco exagerado, mas o facto é que estes tempos andam parcos em novos lançamentos, e a malta precisa de qualquer coisa nova para encher os iPods. Mas não deixo de sentir uma grande simpatia pelos rapazes, acima de tudo porque tocam a sua música com uma convicção e com um a vontade que parece faltar a grande parte das bandas novas nos nossos dias. E depois são tão novinhos que têm carradas de potencial pela frente. Vamos a ver se ficam por aqui ou se se tornam um caso sério. ( 4 / 5 )

Como os dois vídeos oficiais existentes até à data são muito pobres, deixo-vos uma sessão de estúdio da MTV2 de Oxford Comma, a minha música favorita do disco (pelo menos a esta data).

2 comentários:

Maria disse...

Em termos de Imagem faz lembrar as bandas britânicas dos anos 60 tipo Freddie and the Dreamers e os Gerry and the Pacemakers, aqueles que eram tidos como melhores exemplos a seguir, ao contrário dos Stones e dos Beatles, que davam no ácido!!l:)
Mas parece interessante! Tenho de ir cuscar isso, para mais gosto dos Strokes!

rita maria josefina disse...

hmm
gosto muito dos Strokes. ao vivo então ainda gosto mais!
Já dos Vampiere Weekend......
é um hype para o qual ainda n consegui encontrar explicação.. devo andar mal de ouvidos com certeza :)