19 novembro, 2007

Disco : Buck 65 - Situation


Buck 65 é um músico bastante atípico. Classificado pelos arquivistas como "Indie Hip-Hop" ou "Alternative Rap", é um MC Canadiano que mistura os beats e o scratching tradicional do género com uma sensibilidade e uma voz bastante mais próximas dos "cantores malditos" (Johnny Cash, Tom Waits, Nick Cave, etc.). De acordo com o meu iPod (que me sussurra ao ouvido), o seu álbum anterior (Secret House Against the Blues) foi um dos discos que mais ouvi nos últimos anos. Não sendo nem uma obra prima, nem sequer um disco próximo de perfeito, apresenta uma variedade e uma imaginação na mistura de tantos estilos musicais, que só poderia mesmo levar a uma escuta muito repetida.

Para este Situation, o autor escolheu uma abordagem mais Old School. Lê / canta os seus textos sobre ritmos inspirados em jazz ou soul clássicos, enquanto descreve o mundo tal como era em 1957, e isto como forma de comprovar como grande parte do que estava errado nessa altura se mantém no presente. A escolha do ano não é uma pura coincidência dado ser o ano de nascimento do movimento Beat, com o qual Buck 65 nitidamente se identifica, e que o leva inclusivamente a parafrasear Allen Ginsberg.

Se o álbum começa muito bem (1957, Dang, Shutter Buggin', Spread 'Em), aí pela sua metade torna-se tão monótono que se torna difícil sequer seguir o que o autor tem para nos dizer, salvando-se apenas uma ou outra faixa (incluindo a melhor do disco: Mr. Nobody) mas chegando a um momento de gosto muito duvidoso ao samplar o concerto de Aranjuez em The Ourskirts. Abandonar a diversidade estilística dos álbuns anteriores e despejar tanta composição sem preocupação de selecção, foram sem dúvida escolhas bastante infelizes, mas mesmo assim o disco tem alguns momentos muito bons que merecem o desvio... ( 3,5 / 5 )

Sem comentários: