20 outubro, 2007

Disco : David Fonseca - Dreams in Colour

Tenho de começar por confessar que nunca achei grande piada aos Silence 4. Sempre os achei simpáticos, mas um pouco repetitivos e simples. Para além disso na altura tinha uma postura muito mais negativa face a tudo o que tivesse sucesso. Actualmente estou um bocadinho melhor, e já consigo gostar de coisas populares quando são mesmo boas (eu sei que isto é tudo muito subjectivo). Deve ser do aproximar da meia idade (ou será da idade média?). Quanto aos discos a solo do David Fonseca têm vindo em crescendo: Sing me Something New tinha coisas interessantes, Our Hearts Will Beat as One já era um disco bastante bom, mas este coloca-o num nível bastante superior. O que eu menos gosto nos discos dele, é a tendência ultra baladeira. Não é que eu não goste de baladas, e as dele são bem compostas e bem interpretadas, mas à terceira balada seguida confesso que me começo a chatear tal é a monotonia...

Segundo este ponto de vista, estes sonhos a cores, conseguem ser o seu disco mais variado e menos baladeiro. O homem deu uma volta àquela sensibilidade indie-melancólica dele, e fez um disco mais alegre e menos introspectivo. Também é notória a evolução em termos de arranjos: quase todas as faixas têm um nível considerável de camadas instrumentais, algumas introduzidas apenas como detalhe, que lhe dão um som mais cheio e trabalhado, e tudo impecavelmente bem produzido. Também são notórios os inputs externos que o nosso David recebeu nos últimos tempos: o arranjo de sopro em 4th Chance faz-me lembrar os Beirut e o assobio de Superstars II relembra inevitavelmente os Peter, Bjorn & John (pode ser coincidência). Mas são sobretudo os Arcade Fire (de quem David já se disse fã em inúmeras oportunidades) que parecem estar na cabeça dele: This Wind, Temptation é uma homenagem (a roçar a linha com o plágio, admitamos) clara ao grupo desde a instrumentalização e introdução dos coros, até à interpretação, e não esquecendo a própria letra.

Ainda não consegue ser o disco genialmente perfeito que acredito que conseguirá fazer um dia destes, mas este é sem dúvida um passo no bom caminho. ( 4 / 5 )

2 comentários:

rita maria josefina disse...

estou a ver que o prometido é devido!
Ainda não ouvi este novo álbum do David - mas já ouvi o single de apresentação e respectivos assobios... que.. são a cara quase chapada dos PBJ.
Ainda assim, desde os Silence 4 que nutro uma admiração quase secreta pela voz deste rapaz. E penso que tem talento para fazer mais melhor sem ter que ir copiar daqui e dali como penso (pelo que li aqui) que tenha acontecido no Dreams in Colour (mas tenho de ouvir primeiro).
Se é o menos indie-badaleiro melhor!! Ando desde o primeiro álbum a solo dele a espera de mais musicas como a 'The 80's' que quase me causavam cãibras de tanto dançar!

E posto isto, o melhor é ir ouvir..

Xôr Bruno, venham mais destes!

Bruno Taborda disse...

Ouve, ouve, que vale a pena... E podes sempre saltar as baladas!