27 fevereiro, 2006

Filme : Mirrormask

Esta é a estreia na realização do meu adorado Dave McKean! Ilustrador e banda desenhista (Cages, Signal 2 Noise, Mr. Punch, etc., etc.), é um dos artistas mais originais e inovadores que conheço, que por acaso passa grande parte do tempo a colaborar com um dos meus escritores favoritos: Neil Gaiman.

Foi precisamente Gaiman que assinou o argumento deste filme, em que uma rapariga adolescente, filha de artistas de circo, que se encontra em dificuldades (a mãe vai ser operada a uma doença grave não descriminada), se vê transportada para um mundo de sonho algo obscuro.

O filme foi produzido pela Jim Henson Company (alias o convite a Gaiman e McKean partiu deles), e sofre do problema dos dois filmes de fantasia anteriores da companhia (Dark Crystal e Labyrinth): apesar de visualmente deslumbrantes, o argumento nunca foi particularmente bem conseguido.

No entanto Mirrormask consegue ter um carisma poético que vai muito bem com os visuais alucinantes de McKean (que estão muito, mas muito à frente de tudo o que vi até hoje) e que o torna muito potável. Não sabendo se alguma vez estreará nas nossas salas cometi o pecado de o ver em DVD, o que honestamente não faz justiça ao filme. Este é mesmo para deslumbrar numa sala de cinema... (3,5 / 5)

2 comentários:

Artur Coelho disse...

Estreará nas salas de cinema portuguesas? Estará algo previsto? Ou só restará o dvd?

Bruno Taborda disse...

Estive a googlar a coisa e não me parece que tenha nem estreia nem edição em DVD previstas para a nossa "magnífica" e "cinéfila" pátria. Penso que poderás encontrar DVD de importação na BDMania, ou encomendar directamente da net (R1).