16 fevereiro, 2006

BD : Le Petit Bleu de la Côte Ouest

Tardi é um daqueles clássicos modernos da BD Franco-Belga de quem nunca perco um àlbum. Tendo iniciado a sua carreira com as Extraordinárias Aventuras de Adéle Blanc-Sec, continua a lançar em média um livro por ano, com predilecção por adaptações de autores franceses: Leo Malet (Nestor Burma) e Jean Vautrin (Le Cri du Peuple) já foram adaptados, e agora retorna a Jean-Patrick Manchette (com quem chegou a colaborar em Griffu), autor de 11 policiais negros com interesses sociais e politicos, entre os quais este Petit Bleu...

Georges Gerfaut é um quadro médio numa empresa qualquer, casado e pai de duas filhas (não sei quem me faz lembrar ;-) que indo de férias com a familia para uma praia indiscrimidada é sujeito a uma tentativa de assassinato por afogamento, sem que conheça nenhuma razão para tal. Seguem-se uma série de peripécias, pelas quais Georges passa com uma quase constante falta de interesse pela sua vida e respectiva preservação.

Mais uma vez Tardi não desilude, a história e suas personagens estão muito bem caçadas, o traço a preto e branco é impecável como sempre (suspeito que seja um gosto adquirido) e por estes motivos não posso deixar de vos recomendar este livro. Note-se que grande parte da obra recente do autor não está editada no nosso país, provavelmente devido ao insucesso comercial de algumas tentativas, pelo que não será de esperar que este seja excepção...

2 comentários:

Ferrão disse...

Só me fazes inveja, aí está mais um que está na minha lista "a comprar" :) Gostei muito do Cri du Peuple e La guerre des tranchées.

Bruno Taborda disse...

Por acaso só estou agora o Cri du Peuple que estava a ganhar pó na minha mesinha de cabeçeira à quase 1 ano à espera de tempo para devorar tudo de seguida (é a chatice das pilhas LIFO). E estou a adorar (está com aspecto de ser a obra prima do homem), apesar de ao inicio o calão dificultar um bocado a compreensão dos diálogos...