16 fevereiro, 2006

Site : Pandora

Este site foi-me recomendado pelo meu amigo CG, a quem por sua vez foi recomendado pelo Nuno Markl numa das suas emissões de rádio. Não é que tenha em grande conta o referido Markl (muito menos no plano tecnológico), mas pela descrição que o CG fez pareceu-me que a coisa poderia de facto ser interessante...

Criado pelo Music Genome Project, Pandora é essencialmente uma estação de rádio personalizável e sem lucoção... O utilizador indica um artista ou grupo de que goste, e o Pandora passa músicas que são semelhantes, de acordo com uma série de atributos a que chamam "genes". Estes atributos incidem sobre a melodia, a armonia, o ritmo, os instrumentos, etc. A coisa, apesar de não tão inovadora como poderá parecer (o Launch já oferece um serviço identico à alguns anos), funciona bastante bem, a qualidade sonora é muito boa (para streaming), tem uma base de dados muito grande (com o meu gosto "esquisito" só não reconheceu um grupo - os Dionysos) e tem a grande vantagem de funcionar num browser normal, sem recorrer a Reals, nem Media Players, nem Quicktimes e permitindo assim ouvir a nossa música em qualquer PC com internet.

Como é lógico para utilizar o serviço gratuitamente temos que levar com um sidebar de publicidade, mas não incomoda muito, também existindo a possibilidade de eliminar esta publicidade pelo pagamento de um valor trimestral ou anual. O registo, mesmo para a opção gratuita, é recomendado porque assim guarda as "estações" anteriormente criadas (com o máximo de 100 por utilizador) e permite acrescentar outros artistas a uma estação já existente por forma a variar um pouco mais o estilo da emissão.

Resumindo, uma excelente opção para quem queira andar à procura de música nova para ouvir...

3 comentários:

Ferrão disse...

Não é exactamente o mesmo género, mas tem uma funcionalidade parecida, estou a falar do www.last.fm . É graças a esse site que temos estatísticas do que ouvimos no blog.

Bruno Taborda disse...

Tenho que checkar esse tb... Thx...

Unknown disse...

bela cena, do canecão meu irmão!
A xente si vê logo logo.