05 janeiro, 2006

O verdadeiro iPod Killer!


Entrando um pouco no terreno predadorial do meu amigo Xá-das-Cinco (ver link no sai-de-bar), e após uma tip do meu amigo Abilouco, venho apresentar o Sony Reader. Este pequeno dispositivo (tem o tamanho de um livro de bolso, mas consideravelmente mais fino e mais leve), que foi apresentado ontem na CES, vem fazer pela leitura o que o iPod fez pela música. O ecrã inovador vem ao encontro da facilidade da leitura, sem backlights nem brilhos para dar dores de cabeça. Tem capacidade para armazenar "centenas" de livros e uma bateria que dura uma eternidade (7500 páginas, segundo o Marketing). Para além de livros comprados electrónicamente na loja da Sony, poderão ainda incluir documentos .pdf, sincronizar blogs, enfim, basicamente qualquer coisa que queiram ler.

Parece que finalmente alguém percebeu que o que fez o sucesso do iPod não foram caracteristicas técnicas, nem design, mas sim a experiência integrada e simplificada de apreciar música. Se a Sony não estragar tudo com os formatos proprietários de que tanto gosta, e cumprir com as promessas feitas, tem todas as condições para ter um enorme sucesso e superar as dificuldades financeiras com que tem vivido. Onde é que eu compro o meu?




P.S. - Soube agora (6/1/2006) que esta coisa vai estar à venda na Primavera nos EUA, e que custará entre os 300 e 400 USD... Acho que estão a abusar um bocado no preço... e o meu entusiasmo a esmorecer...

5 comentários:

Unknown disse...

olha aí a tecnologia e-ink, a paranóia audiovisual e etc.
Inda n mencionei esta coisa no Xa-DAS-5 porque estou à espera de uma possível notícia que é a inclusão de som, ou seja, um narrador e várias vozes a contar a história.
Meu deus....
e estou eu à espera da PS3 qdo a minha Ps2 faliu depois de uma queda violenta...

Bruno Taborda disse...

Essa cena do narrador parece-me um bocado para quem não gosta de ler ;-) Já o som também me parece ter lido algures uma referência à possibilidade de colocar músicas nesta coisa. A qualidade de som é que é capaz de não ser brilhante...

Unknown disse...

epá, que se lixe. eu tenho é que saber se é verdade ou não. Pois aí a notícia é copyright do Xá.
;)

Bruno Taborda disse...

No site oficial (cujo link está discretamente no meu post), na 1ª página das "Features & Specifications" tem um paragrafo que diz:
"Books are just the beginning for the Sony® Reader. It also displays Adobe® PDFs, personal documents, blogs, newsfeeds, and JPEGs with the same amazing readability, so you can take your favorite blogs and online newspapers with you.7 It even plays audio files.3"
Em letras pequeninas diz ainda que o 3 acima é "Plays unencrypted MP3 files. Headphones not included.".
Depois diz ao teu advogado para ligar ao meu para eu depois fazer delete do post, OK?

Anónimo disse...

Dêem uma olhada no concorrente em http://www.irextechnologies.com/
com o nome de iLiad http://www.irextechnologies.com/products/iliad. Usa como base o Linux e explora melhor as potencialidades deste tipo de equipamento. Existe ainda outra empresa chamada Jinke Electronics lançando algo semelhante http://www.jinke.com.cn/english. Se a moda pegar, logo teremos o preço em torno de US$100,00.