17 janeiro, 2006

Filme : Sympathy for Lady Vengeance

Esta é a terceira parte da "Trilogia da Vingança" de Park Chan-wook, realizador coreano "da moda" que, depois de ganhar a Palma de Ouro em Cannes no ano passado, passa a vida a ser comparado ao Tarantino pela "imprensa especializada". Eu adorei os dois filmes anteriores: Sympathy for Mr. Vengeance e Old Boy, e as minhas expectativas para este eram muito elevadas. As boas notícias são que este fecha o tema com chave de ouro, sendo provavelmente o meu favorito. Mr. Vengeance tinha tanta desgraça atrás de desgraça que se tornava pouco credível e Old Boy era um pouco calculista na sua forma de ser chocante, mas este, apesar de mais linear, consegue um equilibrio entre o estilo e o impacto emocional que para mim funcionam na perfeição. Curiosamente Chan-wook não tinha pensado em fazer qualquer trilogia, foi apenas quando lhe criticaram a semelhança temática entre Mr. Vengeance e Old Boy que este decidiu (por vingança) fazer mais um...

A senhora vingança do título é uma rapariga chamada Lee Geum-ja - interpretada por Lee Young-ae (estes nomes são do melhor ;-) - que após passar 13 anos na prisão pelo assassinato de uma criança que não cometeu, se vê em liberdade com um plano ambicioso para a sua vingança. Na primeira parte é-nos apresentada a personagem pelos olhos das suas "colegas" de prisão numa montagem brilhante de pontos de vista diversos. A segunda parte é mais linear, mas é onde o filme atinge o seu apógeu emocional, pondo-nos a reflectir muito seriamente sobre o que fariamos perante a situação apresentada.

Em termos técnicos está tudo muito próximo de perfeito: estéticamente o filme consegue ser duma beleza avassaladora, as interpretações são todas muito credíveis, enfim, não tenho absolutamente nenhum defeito a apontar...

Tanto quanto tenho conhecimento, o filme não tem estreia marcada para a nossa pátria, não sendo infelizmente de excluir a possibilidade de nem sequer estrear, tanto mais que a 1ª parte da trilogia, ainda anda por aparecer... (4 1/2 / 5)

6 comentários:

Unknown disse...

raio de pontuação essa....

Unknown disse...

raios partam as legendas para esta cena. demorei uma eternidade a consegui-las.

Bruno Taborda disse...

Quando for assim avisa, que eu mando por mail...

Unknown disse...

já cá canta a trilogia :)

Bruno Taborda disse...

Depois diz se gostas-te....

Anónimo disse...

olá a todos. Aii "Sympathy for LAdy Vengeance"... por onde andam as distribuidoras portuguesas com os olhos postos? Estou ha cerca de 2 anos à espera de o ver nas salas nacionais e ainda nao é desta...terei msm de recorrer a 1a importação... sabem algum site que tenha o visionamento integral deste filme?