12 janeiro, 2006

BD : Shaolin Cowboy

Para continuar numa veia de BD cinéfila, venho-vos apresentar este Shaolin Cowboy. Escrito e desenhado pelo enorme Geof Darrow - cuja arte é principalmente conhecida por dois livros escritos por Frank Miller (Hard Boiled e Big Guy and Rusty the Boy Robot) - e publicado bimestralmente pela Burlyman Entertainment dos Irmãos Wachowski. Darrow esteve afastado da BD durante muito tempo, porque esteve a trabalhar em cinema (foi um dos designers da trilogia Matrix dos referidos Wachowski), mas este regresso está cheio de força...

O Shaolin Cowboy é o sr. gordinho de ar muito simpático que podem ver na imagem em cima, é homem de poucas palavras e pode normalmente ser visto montado no seu burro, de seu nome Lord Evelyn Dunkirk Winniferd Esquire the Third, que para compensar é extremamente fluente em Inglês. O seu passado é extremamente misterioso, sabemos apenas que foi violentamente despejado de um templo Shaolin e que as suas aventuras desde então lhe têm trazido inúmeros e poderosos inimigos, inimigos esses que lhe puseram a cabeça a prémio. Só que como o nosso herói é um especialista em artes marciais, esses inimigos vão ter muita dificuldade em lhe limpar o sebo, mesmo que ataquem todos ao mesmo tempo como se viu no início da série.

A coisa não tem propriamente "um argumento" no sentido tradicional do termo, é antes uma sequência de combates, em que o burro e os inimigos dizem uma catrefada de disparates filosóficos, e em que a violência impera num estilo não muito distante do do Sr. Tarantino. A arte de Darrow é tão detalhada como de costume, com todas as pedras que existem no deserto desenhadas e centenas de personagens por painel, e os litros de sangue e membros decepados habituais. Para quem não conheçe, tentem imaginar um Onde Está o Wally para doentes psiquiátricos graves e não estarão muito longe da realidade.

Recebi e li há dias o nº 4, sendo que até agora o ponto mais alto foi o nº 2 com a vingança do King Crab, um caranguejo Shakespeareano a quem o SC comeu a totalidade da familia num rodízio de marisco... Foi nomeado para 3 prémios Eisner em 2005, mas não ganhou nenhum como a capa deste último opus refere ("2005 Eisner Award Loser"). Enfim, humor britânico com violência americana definitivamente a não perder a quem tais coisas possam divertir...

2 comentários:

Ferrão disse...

Apesar do hype todo à volta de SC isto passou-me ao lado. Mas se é tão insano como o pintas parece-me que isto merece uma leitura. Se aparecer por aí um TPB sou capaz de ceder :)
"Para quem não conheçe, tentem imaginar um Onde Está o Wally para doentes psiquiátricos graves e não estarão muito longe da realidade." LOL! parece-me bem!

Bruno Taborda disse...

É o comic que me divertiu mais nos últimos tempos... Entretanto li uma entrevista com o Darrow em que confessa odiar as comparações ao Wally! Parece que não sou só eu ;-)