06 dezembro, 2005

dEUS voltou...


Já vai sendo com fervor quase religioso que acompanho cada visita dos dEUS a Portugal. Desculpem, esta foi tão óbvia que até me apetece chorar. E ainda há quem diga que eu escrevo bem (Olá Abílio!), descontando os habituais erros ortográficos, claro!

Este foi portanto o meu quarto concerto dos dEUS propriamente ditos, tendo também tido oportunidade de presenciar os mini-concertos acústicos que Tom Barman deu na Antena 3 e na FNAC, bem como o delicioso concerto com Guy Van Nueten no Paradise Garage. Acho que posso assim ser considerado um especialista em dEUS e criar a minha própria religião (acho que já estou a abusar).

O concerto correspondeu muito à imagem do último disco, ou seja, foi extremamente profissional (era difícil sequer imaginar os problemas de som do épico 1º concerto da Aula Magna que levou a banda a juntar-se ao público e a tocar sem amplificação), mas faltou-lhe duas coisas: um bocado mais de alma, e os restantes membros originais da banda. Esta versão dos dEUS é cada vez mais "a banda do Tom Barman" e torna-se patente a diferença no alinhamento dos temas do último álbum com os mais antigos. Falta ali qualquer coisa a nível das variações de ritmo inesperadas e estranhas a que a banda nos habituou com os seus primeiros discos, e o som é agora mais "limpo" e linear. Digamos que representa bem a diferença entre o muito bom e o genial.

Mesmo assim foi excelente. A nova banda dá o litro e toca que se farta, mesmo que os backing vocals não funcionem muito bem em algumas das músicas mais antigas. O alinhamento foi bem escolhido, apesar da passagem obrigatória de quase todos os singles da banda (pessoalmente tive muita pena que não tenham tocado Hotel Lounge e Sister Dew - para falar só dos singles), e conseguiram incluir algumas surpresas. Barman podia ter sido mais comunicativo (os concertos a solo revelaram-no um entertainer nato), ainda não foi desta que acertaram com o som (mas também já estamos habituados), mas parece-me que não houve uma única pessoa que tenha saído da Aula Magna sem um grande sorriso nos lábios. Mais uma vez ficou a promessa de voltarem cá para o ano e muito provavelmente estarei lá para o quinto concerto.

Na primeira parte tivemos os Absynthe Minded, outra banda Belga com um som muito curioso e difícil de classificar, tal a mistura de géneros. A minha Maria (Olá Maria!) gostou tanto que comprou os dois CDs da banda, não sendo assim de excluir a possibilidade de uma análise por aqui num futuro próximo.

Um agradecimento muito especial ao meu cunhado (Olá PMT!) pela utilização extensiva dessa figura de estilo da sua autoria chamada Olá coiso, e por ter feito um pouco de babysitting em conjunto com a minha cunhada (Olá Fi!).

1 comentário:

Ferrão disse...

Um concerto de dEUS sem a Sister Dew quase que dá vontade de chorar... :)
Também gostava de ter ido.