10 abril, 2009

Livro : Pastoral Portuguesa (Rogério Casanova)

De férias Pascoais por terras de Sesimbra (interrompidas a esta data para um jantar cá por casa), tenho entremeado a leitura dos Detectives Salvajes de Roberto Bolaño, com isto, para descontrair e desopilar um pouco. Ainda ontem sentado numa esplanada me perguntavam as minhas filhas por que me ria tanto... Na ocasião li-lhes um pouco de "Química real na Tailândia" (página 127 ou aqui), mas pelos vistos ainda não alcançam o humor retorcido do autor, tendo certamente ficado a pensar que o seu pai favorito (e mesmo o melhor do mundo), estaria finalmente a perder o pouco de juizo que ainda lhe resta.

Como já devem ter compreendido (se acaso seguiram o link acima para verem do que estava a falar), o ente que se auto-denomina Rogério Casanova, faz parte dessa raça pouco recomendável que se chama bloggers. Para além disso, escreve em alguma imprensa, como o jornal Expresso, a revista Ler (não me posso esquecer do texto hilariante que aí publicou sobre o dia em que conheceu o grande Martin Amis), e até a Time Out. Diz a a contracapa do livro que nasceu em 1980 (o que, como o nome, só pode ser mentira), o que o faz 12 anos mais novo do que eu.

Dono de uma cultura literária impressionante (a qual demonstra na primeira parte desta recolha), e do tal sentido de humor retorcido e cheio de referências pop (que demonstra principalmente na segunda), escreve tão bem que me deixa a sentir mesmo muito pequenino, aqui neste cantinho da blogosfera a mandar os meus bitates sobre as coisas que gosto.

Sem comentários: