22 abril, 2009

Livro : Machine Man (Max Barry)

O Australiano Max Barry é o autor de 3 livros de antecipação cientifica - Syrup, Jennifer Government e Company - nenhum dos quais se encontrando traduzido por cá. Desses só tive oportunidade de ler o do meio e, não sendo uma obra-prima, a junção de conceitos interessantes e originais, com uma excelente dose de humor satírico e uma escrita rápida, colocaram-no a meu ver como um thriller tecnológico acima da média.

Para o seu 4º livro, o Machine Man do título, Barry decidiu inovar e "oferecer" (ou quase) o livro a quem o quiser, mas ao ritmo de uma página por dia, entregue directamente na caixa de email do destinatário. A história anda à volta de um empregado de uma empresa que perde uma perna num acidente de trabalho, e diria (ainda não cheguei lá) que terá algo a ver com a substituição dessa perna por algo de robótico e extremamente avançado. O próprio autor não sabe muito bem como acaba, dado que ele mesmo está a escrever a coisa a este ritmo. Quando estiver convencido que a coisa realmente vale alguma coisa, é provável que pare o free trial e peça aos seus leitores cerca de 7 dolares para ler o resto...

Curiosamente, e apesar de entregas diárias tão pequenas, o modelo parece-me funcionar muito bem, e obriga Barry a ser muito sucinto, o que me parece beneficiar muito a sua escrita irónica. A coisa começa aqui e ao final de algumas páginas poderão registar-se para ir recebendo o resto.

Sem comentários: