14 janeiro, 2009

Livro : Crooked Little Vein (Warren Ellis)

Se acham e lamentam que as minhas postas sobre livros têm andado a tender para o pró-cultural (e têm alguma razão - mas os gostos das pessoas mudam), acho que vão ficar felizes com esta. Este é o romance de estreia de Warren Ellis (o da BD e não o Bad Seed), e foi um divertimento delicioso seguir o caminho de depravação que as suas personagens principais seguem.

Michael McGill é um detective privado que tem o poder de atrair os casos mais estranhos e escabrosos que existem à face da terra (shit magnet é o termo). O trabalho que lhe é oferecido pelo chief of staff viciado em heroina no início do livro é encontrar a Outra Constituição dos EUA, teoricamente escrita à mão pelos Founding Fathers, encadernada com a pele do extraterrestre que andou a sodomizar o Benjamin Franklyn durante 6 noites em Paris, e que anda em parte incerta desde os anos 50. No início da sua investigação (numa sala de cinema dedicada ao Godzilla bubbake) Michael conhece Trix - uma pós-adolescente com uma libido insaciável - e juntos partem numa odisseia de costa a costa à procura do livro, em episódios uns mais estranhos que os outros (que incluem: clubes dedicados a injecções de agua do mar nos órgãos sexuais, butt plugs com a figura do menino jesus, sexo tântrico entre avestruzes).

A coisa faz muito pouco sentido mas está escrita com a habitual dose de diálogos brilhantes e situações de humor chocante que quem lê Ellis em BD estará habituado. A mistura do policial negro clássico com o estilo road movie e com a investigação que o autor faz sobre todas as depravações encontradas na internet também funciona muito bem. Devorei o livro em 2 dias e diverti-me como uma avestruz.

4 comentários:

Anónimo disse...

Vou tentar encontrar, porque realmente parece bastante interessante!
Obrigada pela sugestão!

Bruno Taborda disse...

PKB : Estou a ver que a história das avestruzes te cativou ;-)

É capaz de ser difícil de o encontrares por cá (nunca o vi na FNARC nem nos outros sitios por onde ando a ver livros). Talvez seja mais fácil em lojas de BD (recomendo a BDMania ou a Mongorhead). Mas mais fácil mesmo é capaz de ser a Amazon...

Angelblue disse...

Fiquei curiosa. Onde fica a Mongorhead?

Bruno Taborda disse...

Angelblue : A Mongorhead fica ao pé da Praça da Alegria, naquela rua que sobe para o Principe Real onde fica também o Hot Clube e o Maxime. Mas olha que não sei se eles têm, apenas achei provável dado ser um autor de BD. Se calhar é melhor telefonares primeiro.