23 junho, 2008

Disco : Tricky - Knowle West Boy


Ausente das edições há 5 anos, é com grande prazer que volto a ouvir este Tricky. Depois de um excelente inicio de carreira, com um trio de álbuns excelentes (Maximquaye, Nearly God e Pre-Millennium Tension), Tricky teve bastante dificuldade em igualar os níveis de qualidade e originalidade, no seu trabalho subsequente. Regularmente catalogado como um dos originadores da escola Trip-Hop (e note-se que ele próprio odeia esta etiqueta), e tal como as suas próprias origens (segundo a wikipedia, ele tem sangue Jamaicano, Espanhol, Inglês e Indio-Americano), sempre misturou todos os géneros musicais nos seus discos: jazz, blues, rock, rap, reggae - há de tudo um pouco por lá. O resultado sempre foi muito eclético e verdadeiramente único, mesmo quando a coisa corria para o mal.

Este Knowle West Boy é o seu primeiro álbum que se aproxima desse auspicioso início, e mistura uma série de vocalistas desconhecidos (tanto quanto consegui apurar), com o seu estilo vocal umas vezes murmurado, outras irado. Tem momentos que estão nitidamente ao nível do melhor que ele já fez: Veronika, Past Mistake (a única faixa minimamente identificável como Trip-Hop) e Coalition (a misturar a politica com a solidão numa mistura assombrosa de sons) são neste momento as minhas faixas favoritas, destacando também a deliciosa versão do Slow da Kylie Minogue. Um excelente disco para matar saudades, que só saí ligeiramente prejudicado por um par de músicas um pouco menos conseguidas e que seriam bem dispensáveis. ( 4 / 5 )


Tricky - Council Estate

4 comentários:

Fernando Sena Santos disse...

Olá Bruno,

cheguei aqui através do AT e apanho logo com um post sobre o Tricky... esse gajo é fantástico, apesar de ter afastado do gajo dps dos primeiros 2 álbuns, registos que me deram a conhecer o trip-hop e me tornaram fã dessa onda. Dps vieram os Portishead e os já badalados Massive Attack! Enfim!

Olha, vou-te/vos linkar ao meu blog, feel free de dar lá uma voltinha, de quando em vez regorgito para lá umas merdas e tb meto alguma música à mistura!

Abraço!

Maria disse...

Bem grande som, parece que Tricky voltou às origens. Na minha colecção pessoal só tenho o Vulnerable e o Blowback , gosto bastante do som, mas este promete.
Só me fazes entrar em despesas caro Bruno.
Beijinhos

Bruno Taborda disse...

Fernando : Bem vindo ao blog! Também já coloquei o teu/vosso blog na lista deste. Peço-te só que corrijas no teu para "Contra Cultura" dado o blog não ser só meu (também somos 3 ;-).

Maria : A minha colecção pessoal está bastante completa e tenho inclusive algumas preciosidades em vinil (isto foi só para fazer inveja). Quanto às despesas, nos tempos que correm ninguém é obrigado, não é verdade?

Fernando Sena Santos disse...

Caro Bruno,

correcção feita!

Só uma observação... os 3 do meu blog são todos... eu! ;)
O Pale é o ácido subversivo e o Fausto o suposto poeta que há em mim!... :P

Abraço!