29 março, 2008

Filme : Ex Drummer



Ontem à noite decidi fazer uma sessão dupla dedicada ao cinema Belga. Comecei por revêr o Any Way the Wind Blows do Tom Barman (o vocalista dos dEUS), que ainda me pareceu melhor do que da primeira vez, e segui com este Ex Drummer, primeira longa metragem de Koen Mortier.

Dries é um escritor famoso que é abordado por um grupo de 3 deficientes particularmente estúpidos que precisam de um baterista (de preferência famoso) para participar num concurso de bandas rock. Assim nascem os The Feminists, e Dries aproveita a sua inteligência superior para começar a manobrar as pessoas à sua volta da forma mais cruel possível.

Sendo o filme mais punk e niilista que vejo em muitos anos, consegue ser insultuoso para quase toda a gente: racista, machista, homofóbico, acho que ninguém se safa... Um espelho que nos apresenta o mais estúpido, cruel e violento da raça humana, é um brutal murro no estômago e de fugir a sete pés para pessoas impressionáveis.

A realização é muito boa: Mortier parece que fez escola a fazer videoclips (não consegui descobrir nenhuma referência) e nota-se. A câmara nunca pára e está sempre a incluir pormenores originais, com cenas invertidas e personagens de pernas para o ar. Na música temos a presença marcante dos Millionaire, com 2 originais e uma versão de Mongoloid dos Devo (e presença disfarçada como concorrentes no tal concurso).

Uma grande surpresa, carregada do mais negro dos humores e com três cores na paleta: o cinzento permanente do céu Belga, o castanho da merda e o vermelho do sangue. ( 4 / 5 )

Sem comentários: