24 julho, 2007

BD : Alice in Sunderland (Bryan Talbot)


Os livros escritos e/ou ilustrados pelo Bryan Talbot são sempre um muito raro mas enorme prazer para mim. Descobri-o com a participação breve que teve no Sandman do Gaiman, e consolidei a admiração com o The Tale of One Bad Rat, The Adventures of Luther Arkwright e a respectiva continuação Heart of Empire. Talbot tem um traço muito caracteristico (que poderá ser um gosto a adquirir), e tem sempre um toque British idiossincrático nas suas histórias como comprovam as alusões a Beatrix Potter no Bad Rat e ao Império Britanico da Rainha Victoria no Arkwright.

Este Alice in Sunderland não é propriamente um livro de banda desenhada no sentido estrito do termo, uma vez que não conta uma história. Partindo da teoria que a Wonderland da Alice de Lewis Carroll é uma referência a Sunderland (uma cidade do nordeste Britânico), mistura história, lendas, comentário social, autobiografia e divulgação artistisca de forma muito pouco sequencial nas suas mais de 300 páginas (resultantes de 4 anos de trabalho). A única coisa que li até hoje que se lhe compara em termos de estrutura é o muito denso The Birth Caul do Alan Moore, e este ganha claramente em termos de legibilidade com os pequenos apartes menos sérios.

A arte também não é nada tradicional, dado ser uma mistura de vários media (fotografias, posters, ilustrações) todos trabalhados e misturados em computador. Apesar de por vezes o efeito ser excessivamente garrido, a ausência de cor nas personagens desenhadas à mão contrabalança um pouco esse facto.

Talbot conseguiu mais uma vez surpreender e elevar a fasquia em relação à qualidade e originalidade do seu trabalho. Eu estarei por cá daqui a outros cinco anos (ou quando for) à espera do seu próximo trabalho...

Sem comentários: