15 abril, 2007

Livro : The Road (Cormac McCarthy)


O meu primeiro contacto com este autor foi no início dos anos 90 com a publicação nacional de Belos Cavalos (All the Pretty Horses no original). Na altura foi um livro que me tocou bastante, pela solidão e a falta de esperança que representava, e cheguei mesmo a ler o resto da Trilogia da Fronteira (The Crossing de 1994 e Cities of the Plain de 1998). Aquela que para mim é a maior capacidade do autor é a forma com que consegue transmitir o sentido de árido e a solidão de alguém perdido num ambiente desse tipo. A sua escrita consegue assim ser ao mesmo tempo extremamente simples, mas carregada de emoção e de significado.

Este The Road segue um pouco na linha anterior, levando-a eventualmente ao extremo da aridez e do desespero. Acompanhamos a viagem de um pai e um filho na travessia de uns Estados Unidos completamente devastados por um cataclismo (não identificado), a caminho da costa leste, do mar e da esperança que representam. Mas desengane-se quem pense que estamos perante a milionésima iteração do Mad Max (ou outras fantasias pós-apocalípticas), o ênfase do livro recai inteiramente sobre o relacionamento entre este pai (com dificuldade em manter alguma esperança) e o seu filho (com dificuldade em perceber ou aceitar grande parte da selvajaria que impera).

É um daqueles livros que se termina com a sensação que vai ficar na nossa memória (não só factual, mas também emocional) por muito tempo e por isso mesmo não poderia deixar de o colocar por aqui. Fiquei também há dias a saber que está em projecto uma adaptação cinematográfica pelo Australiano John Hillcoat que, a julgar pelo demonstrado no excelente The Proposition, parece o realizador perfeito para esta história.

P.S. - Soube hoje pelo Expresso que este livro ganhou um muito merecido Pulitzer da literatura de Ficção. Parabéns Sr. McCarthy...

3 comentários:

Carca disse...

Ora viva. Em relação ao Lost girls, os meus exemplares veio pela mão de um amigo de Itália, mas entretanto já contactei os meus revendedores de comics aqui no Sul e eles estão a algum tempo a tentar encomendar isso. Se houverem novidades, aviso-te.

Bruno Taborda disse...

OK! Obrigado pela ajuda ;-)

Já agora, quem são os teus dealers do Sul?

Carca disse...

Ghoul Gear.

http://www.ghoulgear.com/