15 abril, 2007
Livro : The Road (Cormac McCarthy)
O meu primeiro contacto com este autor foi no início dos anos 90 com a publicação nacional de Belos Cavalos (All the Pretty Horses no original). Na altura foi um livro que me tocou bastante, pela solidão e a falta de esperança que representava, e cheguei mesmo a ler o resto da Trilogia da Fronteira (The Crossing de 1994 e Cities of the Plain de 1998). Aquela que para mim é a maior capacidade do autor é a forma com que consegue transmitir o sentido de árido e a solidão de alguém perdido num ambiente desse tipo. A sua escrita consegue assim ser ao mesmo tempo extremamente simples, mas carregada de emoção e de significado.
Este The Road segue um pouco na linha anterior, levando-a eventualmente ao extremo da aridez e do desespero. Acompanhamos a viagem de um pai e um filho na travessia de uns Estados Unidos completamente devastados por um cataclismo (não identificado), a caminho da costa leste, do mar e da esperança que representam. Mas desengane-se quem pense que estamos perante a milionésima iteração do Mad Max (ou outras fantasias pós-apocalípticas), o ênfase do livro recai inteiramente sobre o relacionamento entre este pai (com dificuldade em manter alguma esperança) e o seu filho (com dificuldade em perceber ou aceitar grande parte da selvajaria que impera).
É um daqueles livros que se termina com a sensação que vai ficar na nossa memória (não só factual, mas também emocional) por muito tempo e por isso mesmo não poderia deixar de o colocar por aqui. Fiquei também há dias a saber que está em projecto uma adaptação cinematográfica pelo Australiano John Hillcoat que, a julgar pelo demonstrado no excelente The Proposition, parece o realizador perfeito para esta história.
P.S. - Soube hoje pelo Expresso que este livro ganhou um muito merecido Pulitzer da literatura de Ficção. Parabéns Sr. McCarthy...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Ora viva. Em relação ao Lost girls, os meus exemplares veio pela mão de um amigo de Itália, mas entretanto já contactei os meus revendedores de comics aqui no Sul e eles estão a algum tempo a tentar encomendar isso. Se houverem novidades, aviso-te.
OK! Obrigado pela ajuda ;-)
Já agora, quem são os teus dealers do Sul?
Ghoul Gear.
http://www.ghoulgear.com/
Enviar um comentário