09 agosto, 2008

Disco : Amanda Palmer - Who Killed Amanda Palmer


Como se não basta-se os Dresden Dolls terem já editado este ano No Virginia - um excelente companheiro para o Yes Virginia que por aqui já referi - feito de outtakes (segundo eles não por falta de qualidade mas por não se enquadramento no ciclo de canções do álbum) e de canções compostas e gravadas durante a última tournée, a vocalista da banda lança o seu primeiro álbum a solo em meados de Setembro. Tendo começado com uma abordagem piano e voz para deitar as músicas para fora dela, a Palmer acabou por produzir o álbum com Ben Folds, e o resultado não poderia estar mais longe da abordagem simplista inicial.

A base de todas as músicas permanece o piano raivoso e a voz neurótica a que estamos habituados, mas depois acrescentam-se camadas que lhes dão uma grandeza e um profundidade que as fazem parecer outras. Quase todas as faixas têm cordas (com mais ou menos relevo), o fabuloso Leeds United conta com uma secção de metais que liga na perfeição com a voz rouca da cantora, Guitar Hero tem (curiosamente) guitarras electricas, o irónico What's the Use of Wond'rin' conta com uma vocalista convidada igualmente fabulosa e desconcertante (Annie Clark), e ainda temos coros solenes em Have to Drive e à la Beach Boys em Oasis (uma canção estupidamente alegre sobre violação e gravidez involuntária).

Se com a saída de Yes Virginia, lamentava ligeiramente a opção por uma abordagem puramente piano / bateria / voz, apesar de compreensível em termos de honestidade em palco, este Who Killed... vem confirmar as possibilidades grandiosas apresentadas no álbum de estreia da banda, bem como as capacidades de composição e arranjo e a maturidade artística de Amanda Palmer. ( 4,5 / 5 )


Amanda Palmer - Astronaut

Sem comentários: