19 abril, 2006

Livro : Tokyo Cancelled (Rana Dasgupta)


Rana Dasgupta é um Inglês (descendente de Indianos) que passou grande parte da sua vida em mudanças por esse mundo fora (França, Malásia, EUA). Tendo editado este seu primeiro livro aos 33 anos, partilha actualmente o seu tempo entre Nova Deli e o Reino Unido.

Apesar de "classificado" como romance, Dasgupta prefere considerar este Tokyo Cancelled um "ciclo de histórias". Treze pessoas a caminho de Tókio vêm o seu vôo cancelado por razões metereológicas. Tendo assim que passar a noite no aeroporto de um país não especificado, decidem contar uma história cada uma para passar o tempo. Este mecanismo de interligação das histórias é puramente estético, dado não acrescentar nada às histórias propriamente ditas. Mas essas, totalmente brilhantes, são do melhor que tenho lido nos últimos tempos.

É nitida a tentativa de recuperação da tradição da história oral, tantas vezes associada às lendas e aos contos tradicionais, mas ao incutir as histórias de uma modernidade premente (algumas aproximam-se da ficção cientifica) e de uma construção emocional cuidada das suas personagens, Dasgupta consegue quebrar a classificação óbvia na corrente do realismo fantástico. Depois é transmitida uma noção de globalidade humana que acho que nunca tinha sentido em nenhum livro, ao colocar cada história numa cidade diferente (de Paris a Tóquio passando por Buenos Aires e Nova Iorque), mas sempre com personagens em mudança de uma forma ou outra, é conseguido um fio condutor que nos leva a concluir que todos nós (humanos) estamos de passagem entre dois destinos.

Para variar tenho boas notícias em termos de edição nacional, dado esta já existir pela Bizâncio com o título "Tóquio: Voo Cancelado". Recomendo-vos assim que se dirijam à livraria mais próxima e comprem este livro... Com tamanha desmonstração de uma imaginação absolutamente incrível, este será um autor a seguir muito atentamente.