04 setembro, 2010

Disco : Sufjan Stevens - All Delighted People EP


Aparentemente abandonado o projecto impossível dos 50 estados (em tempos este senhor propôs-se a escrever um disco por cada estado dos EUA), parece que Stevens andou perdido durante 5 anos (o seu Ilinnois já data de 2005 - e é provavelmente o meu disco favorito dos 00's - resistindo como granito à passagem do tempo de acordo com os meus ouvidos deformados). Fez um filme (e a respectiva banda sonora) sobre uma autoestrada em Brooklyn, contribuiu para o Dark Was The Night e mais não sei quantos discos de homengem, mas não houve verdadeiramente discos novos. Este EP serve de "aperitivo" para o novo album - The Age of Adz - previsto para Outubro e gravado no estúdio dos The National que aparentemente também colaboram em algumas faixas. Coloquei a palavra entre apostrofes, porque um EP (ou aperitivo) com 7 músicas e 60 minutos, é no fundo maior do que muitos discos que são lançados nos dias de hoje.

Tão ambicioso como sempre, Stevens inicia e termina o EP com músicas com mais de 10 minutos, com estrutura muito complexa e inesperada, mas que após algumas audições se entrenham para nunca mais nos abandonar. Estão lá todos os elementos a que quem o oiça já está habituado: referências religiosas, corações partidos, saudade, banjo, coros, piano, flauta e secção de metais. E a sua voz está cada vez mais madura e bela. Tudo com aquela sensibilidade à flor da pele que me deixa completamente siderado. Mas apesar dos elementos familiares, consegue ao mesmo tempo surpreender, a tal ponto que apesar de uma primeira audição deitado ao sol num dia de calor intenso, me arrepiei várias vezes a ouvir isto. E não consigo ouvir outro disco há 2 semanas.

Se isto é um amuse bouche para o próximo disco, nem consigo imaginar o que aí virá. Mas que venha. E muito depressa se faz favor...

1 comentário:

Guilherme disse...

de fato, um álbum fantástico, é impossível dizer qual versão da música que dá nome ao disco é a melhor!