05 novembro, 2008

Livro : Once Upon a Time in England (Helen Walsh)


Este segundo livro de Helen Walsh conta-nos a história de uma família atómica multi-racial (a mãe Malaia, o pai Irlandês cenoura, e os filhos uma bela mistura) ao longo de duas décadas (70 e 80). Neste intervalo de tempo há de tudo um pouco: nascimentos, dificuldades financeiras, traições, divórcios, crias na má vida, etc, mas consegue sempre fugir ao estereotipo e ao cliché. Começa e acaba com acasos de violência que alteram completamente a família e a sua forma de ver a vida. É sem dúvida um fiel retrato da época, mas em vez de se perder em nostalgia, tem mais tendência a fazer-nos agradecer que esse tempo tenha passado, mesmo apesar de os problemas que o livro retrata (principalmente o do racismo) ainda estarem longe de estar resolvidos nos nossos tempos.

Se no seu livro anterior (Brass de 2004) a atitude "Sex and Drugs and Technohouse" a apresentava como uma versão feminina do Irvine Welsh, com este livro a autora livra-se totalmente desse estigma. Tal como Robbie diz a meio do livro ao seu filho Vincent ("Write what you know. That way it will ring true."), Walsh escreve sobre o que conhece. Ela mesmo é filha de um casal com as mesmas caracteristicas que o do livro, e nota-se que a grande carga emocional do livro vem do seu mais intimo, resultando personagens verdadeiramente credíveis com que se consegue criar uma grande empatia. Quanto à prosa, sendo esparsa em enfeites, é extremamente eficaz e atinge momentos de uma esmagadora beleza.

Um Grande livro triste como já não lia há muito tempo...

4 comentários:

Ervi Mendel disse...

WTF is a "família atómica"? lol

Bruno Taborda disse...

Seu inculto! O que está a fazer a pôr fotos neste blog???
Uma família atómica é um conceito social dos anos 50 de uma família constituída por 1 casal e um par de filhos (idealmente de sexos diferentes).

LR disse...

Em Português será mais família nuclear, digo eu...

Ervi Mendel disse...

Já percebi tudo! É uma família nuclear com um bunker atómico na cave! LOL