19 abril, 2008

Disco : The Notwist - The Devil, You + Me

Os Notwist são um grupo Alemão, que deu os seus primeiros passos a tocar punk em 1992, para mais tarde descobrir a electrónica. Só em 2002 ganharam notoriedade internacional com o sucesso do álbum Neon Golden e do grande single que foi Pick Up The Phone. No hiato de 6 anos que separa esse disco do presente, a banda ainda fez um excelente disco em parceria com os Themselves (a banda do rapper Doseone de quem aqui também já falei a propósito da sua colaboração com os Subtle), sob o nome 13 & God.

Este The Devil, You + Me, é sem dúvida um trabalho de continuidade, apesar do tempo passado. Continuamos com a electrónica muito orgânica (graças à utilização simultânea de instrumentos acústicos) com influência clara de bandas de finais dos 80 / inicio dos 90, e com os excelentes vocais frágeis e nostálgicos de Markus Archer. Aqui talvez tenhamos menos guitarra e mais do resto (incluindo cordas) o que torna a música dos Notwist ainda mais complexa e delicada.

Se a familiaridade do som e a consistência dos temas me deixaram um pouco desiludido inicialmente, as audições repetidas deixaram-me aperceber da miríade de detalhes e experiências que se encontram por trás de cada música, e que aponta um trabalho com precisão de ourives que normalmente só se encontra em bandas como os Radiohead. O vício tornou-se absoluto, e confesso que não consegui ouvir mais nada durante uma semana. Neste momento acredito que este é um disco ainda mais conseguido do que Neon Golden, e que tem uma dualidade extraordinária no facto de, apesar da superfície algo fria que apresenta, me conseguir fazer sentir sempre muito cosy (peço desculpa pelo termo Inglês, mas a sua tradução - confortável - não me parece ter a mesma totalidade de significado). ( 4,5 / 5 ).


The Notwist - Where In This World

1 comentário:

rita maria josefina disse...

Gosto tanto destes Notwist :)