07 maio, 2007

Disco : ADULT. - Why Bother?

Estes ADULT. são o produto do casal Nicola Kuperus e Adam Lee Miller, residentes algures na região de Michigan. Mas desengane-se quem tenha imagens de uma rapariga bucólica de voz angelical e delicadamente acompanhada pela guitarra acústica do marido, porque este casal vai para o lado oposto do espectro. Não sei o que este disco diz em relação à sua vida de casal, mas as duas hipóteses que vêm à cabeça é que ou utilizam a música que fazem como forma de exorcizar os seus fantasmas, ou devem viver uma vida completamente desregrada e de agressividade mútua. Mas essas considerações de nada interessam para esta análise.

A música que fazem é uma mistura de Electro-Punk, com alguns pózinhos de industrial, e uma tendência para o experimentalismo vanguardista, e trás à memória uns quantos nomes do pós-punk dos anos 80, nomeadamente Bauhaus, Siouxsie & the Banshees, ou mesmo os New Order (principalmente patentes no baixo planante de alguns temas). A atmosfera que se desprende do disco é pesada e mal sã, carregada do mais escuro dos humores negros (sendo prova disso o video de I Feel Worse When I'm With You em que o alegre casal se tenta matar mutuamente e pessoalmente inúmeras vezes) e presta-se claramente à catarse dançante. Instrumentalmente são os sintetizadores que reinam, com batidas fortes preenchidas com ruídos estranhos, e a presença ocasional de uma guitarra distorcida, ou do tal baixo planante que referia acima.

Longe de ser um disco genial, contém 3 excelentes exemplos de terrorismo sónico como não ouvia há muito (o já referido I Feel Worse..., Inclined to Vomit e Plagued by Fear), é bastante divertido (de uma forma algo doentia), mas saí algo prejudicado pelas faixas instrumentais mais experimentais que honestamente não me convencem. Mas não se deixem impressionar, o melhor que têm fazer é emprestar os vossos ouvidos a este "simpático" casal... ( 4 / 5 )

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprecio bastante esses dois! No electro o som deles é unico.