19 junho, 2006

Filme : Temporada de Patos


Vi no outro dia esta 1ª longa metragem do Mexicano Fernando Eimbcke, que foi uma excelente surpresa. É mais um daqueles filmes feitos por meia dúzia de trocos que vem provar que não é preciso criar argumentos conturbados e gastar rios de dinheiro em actores cabotinos e efeitos especiais para prender os espectadores e transmitir algo em termos emocionais...

Filmado a preto e branco, mostra-nos o Domingo de um par de miúdos de 14 anos que ficam sózinhos num apartamento a beber Coca-Cola, comer Pizza e jogar XBox... Mas como não poderia deixar de ser, os melhores planos saiem sempre furados... Recorrendo quase exclusivamente a um set (o apartamento) e a 5 actores com pouca experiência, a coisa funciona muitissimo bem e diverte sem estupidificar... A realização está cheia de pormenores inteligentes e também gostei muito da fotografia com o seu ligeiro toque de baço... Penso que temos mais um realizador a somar aos mexicanos brilhantes que têm aparecido nos últimos tempos (González Iñárritu e Alfonso Cuarón) faltando apenas provar com a continuidade da obra.

Passou pelo Indie Lisboa de 2005 e teve direito a estreia em sala por cá e lembro-me na altura de ver posters na rua e tudo (o que é de espantar para um filme tão pouco comercial). Só agora com a saida iminente do DVD (a cargo da nossa amiga LNKaka - esperem portanto o pior) é que tive oportunidade de o ver, e não posso deixar de recomendar... ( 4 / 5 )

4 comentários:

Ferrão disse...

O enredo nao parece muito cativante, mas não seria a primeira vez que eu era agradavelmente surpreendido por um filme mexicano.

Bruno Taborda disse...

A ideia é de facto muito simples e faz até parecer que é uma comédia de adolescentes estúpida, mas não é esse o caso...

Unknown disse...

Pois é... os mexicanozitos aprenderam bastante com a proximidade e o dólarre amerikkano.
Não é por acaso que surgem autores/realizaores.
Cá são confundidos por espanhóis...
lol.

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Insurance saturn automobile car insurance Define acyclovir Blog bodybuilding http://www.high-blood-pressure-0.info/unstable-blood-pressure.html Triton power washers ecg and blood pressure Whole sale ge water filter cartridges Female hair loss uk Long term side effects of zocor