31 julho, 2010

Video - Sky Larkin - Still Windmills

O novo disco dos Sky Larkin chama-se Kaleide e sai já no dia 9 de Agosto. Este é o primeiro single dele extraído, mostrando sinais de manutenção da sonoridade anterior, mas com um incremento notório e bem vindo de maturidade.

Disco : Arcade Fire - The Suburbs


Se pegarem num belo cavalo negro selvagem e o domarem, ele fica menos belo? Esta pergunta de retórica algo McCarthyana descreve com bastante exactidão o que sinto à 10ª audição (mais coisa menos coisa) por este disco. A tal ponto que estas linhas que lhe seguem se poderiam considerar inúteis. É verdade: o novo dos AF desilude um pouco. Sente-se que aquele caos organizado, anárquico e emotivo que caracterizava tão bem a banda (e a tornava tão única) se esfumou. É um disco de belas canções, muito bem escritas e tocadas, mas em que o risco parece ter ficado de fora e o experimentalismo reduzido aos mínimos necessários para manter a credibilidade. Começa muito bem (as primeiras 4 faixas conseguem gerar algum entusiasmo), mas parece que algures pelo meio perde gás e ganha previsibilidade, e a duração extra parece não ajudar por ai além. Mesmo assim há por aqui muita coisa que ao vivo poderá ganhar nova vida e dimensão, assumindo que a trupe continua com a mesma vivacidade. Comprovaremos a 18 de Novembro no Atlântico.

24 julho, 2010

Disco : B Fachada - Há Festa na Moradia


O raio do moço parece que não consegue parar de me surpreender (e agradar) com as suas músicas e letras. Seguindo o objectivo traçado em Um Fim-de-semana no Pónei Dourado de se tornar no Frank Zappa português e lançar dois discos por ano, este é o disco de verão. Não é muito grande (7 faixas), nas definitivamente os discos não se medem aos palmos. As canções vêm bastante na linha deliciosa a que o B nos habituou, mas os arranjos são algo diferentes, (ainda) mais alegres, mais complexos, e a fazer lembrar em pontos os Animal Collective (aliás Panda Bear é entusiasticamente nomeado na fantástica parte final de Memórias de Paco Forcado Vol.1). Podem fazer download totalmente gratuito do disco aqui (a qualidade sonora poderá não ser perfeita, mas garante que a edição física a sair em Agosto será melhor).

Não existindo tele-discos, nem gravações ao vivo da minha faixa favorita Quem Quer Casar com B Fachada (eu até casava, mas não sou parecido com a PJ, e quero de certeza muitas mais canções), deixo-vos com As Canções do Sérgio Godinho na presença do próprio...

Video : Kele - Everything You Wanted

Depois do choque inicial de ver o muito simpático Kele Okereke dos Bloc Party armado e musculado em estrela de R'n'B e a fazer música de discoteca em Tenderoni, conclui que não há verdadeiramente causa para alarme. A música em questão até apresenta as suas virtudes a partir da 3ª audição, e o disco de estreia a solo de onde é extraída (The Boxer), apesar de um pouco irregular, tem sem dúvida os seus bons momentos. Esta é provavelmente a faixa mais próxima das sonoridades a que a sua banda nos habituou e, tal como ele, acho o vídeo bastante simpático...