30 abril, 2008

Microténis

Meu caro, andas enrolado com tenistas e não contas nada aos amigos? Não está certo! Nós gostamos sempre de saber dos teus breaks, advantages e match points.

24 abril, 2008

Concerto : Nick Cave & the Bad Seeds - Coliseu de Lisboa - 21/04/2008

Depois de acompanhar quase todas as passagens destes senhores pelo nosso país desde 1992 (falhei os concertos no CCB), confesso que não esperava o que se passou na 2ª feira, mesmo considerando que estavam fresquinhos por ser o primeiro concerto da tournée. O Nick Cave que nos apareceu à frente, parecia um homem possuido por qualquer espirito maligno mas muito bem disposto, e muito afastado da figura apagada e soturna que tinha presenciado no concerto anterior. Tanto ele como a banda estavam nitidamente a gostar tanto de estar alí a tocar, como nós de os estarmos a ver.

O alinhamento foi longo (2h 20min) e praticamente perfeito (com uma carreira tão longa seria sempre impossível tocar todas as "obrigatórias") com incidência natural sobre o último àlbum que, como previa, funciona brilhantemente ao vivo. Notou-se bem que era o arranque da tournée, pelas pausas entre músicas e pelas várias gafes que ocorreram, mas estas foram encaradas com toda a naturalidade e utilizadas para aumentar a boa disposição.
Com 50 anos o Nick Cave conseguiu surpreender e exceder todos os concertos que dele já tinha visto. Quem diga que a idade é um facto e não um estado de espirito está claramente enganado. E o São Nicolau tem a prova...

23 abril, 2008

Cinquenta Mil

Este blogue deixou oficialmente a infância e entrou na puberdade. Como tal vamos celebrar o acne, os pensos higiénicos e as emissões nocturnas.
Palmadinhas nas costas de parabéns ao Bruno e ao LR que, apesar da minha presença intimidante e dissuasora, conseguem manter fiéis as suas legiões de fãs.

21 abril, 2008

Letras : Ser Benfiquista

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes.

19 abril, 2008

Disco : The Notwist - The Devil, You + Me

Os Notwist são um grupo Alemão, que deu os seus primeiros passos a tocar punk em 1992, para mais tarde descobrir a electrónica. Só em 2002 ganharam notoriedade internacional com o sucesso do álbum Neon Golden e do grande single que foi Pick Up The Phone. No hiato de 6 anos que separa esse disco do presente, a banda ainda fez um excelente disco em parceria com os Themselves (a banda do rapper Doseone de quem aqui também já falei a propósito da sua colaboração com os Subtle), sob o nome 13 & God.

Este The Devil, You + Me, é sem dúvida um trabalho de continuidade, apesar do tempo passado. Continuamos com a electrónica muito orgânica (graças à utilização simultânea de instrumentos acústicos) com influência clara de bandas de finais dos 80 / inicio dos 90, e com os excelentes vocais frágeis e nostálgicos de Markus Archer. Aqui talvez tenhamos menos guitarra e mais do resto (incluindo cordas) o que torna a música dos Notwist ainda mais complexa e delicada.

Se a familiaridade do som e a consistência dos temas me deixaram um pouco desiludido inicialmente, as audições repetidas deixaram-me aperceber da miríade de detalhes e experiências que se encontram por trás de cada música, e que aponta um trabalho com precisão de ourives que normalmente só se encontra em bandas como os Radiohead. O vício tornou-se absoluto, e confesso que não consegui ouvir mais nada durante uma semana. Neste momento acredito que este é um disco ainda mais conseguido do que Neon Golden, e que tem uma dualidade extraordinária no facto de, apesar da superfície algo fria que apresenta, me conseguir fazer sentir sempre muito cosy (peço desculpa pelo termo Inglês, mas a sua tradução - confortável - não me parece ter a mesma totalidade de significado). ( 4,5 / 5 ).


The Notwist - Where In This World

14 abril, 2008

Noticias : Mais caixa...


Depois da magnifica Disc Box que os Radiohead nos fizeram para o seu In Rainbows, e da não menos bonita que o Trent Reznor fez para o seu Ghosts (esta tive de passar porque se o preço de $75 já é praticamente proibitivo, os portes dos EUA e a alfandega tornam a coisa uma anedota), é a vez dos Portishead nos brindarem com uma caixa limitada a 10.000 unidades para o brilhante Third.


Lá dentro vem: o àlbum em vinil duplo, o 12" de Machine Gun (etched!), uma pen USB de 1Gb com o disco em formato digital e 5 filmes, uma gravura de um senhor chamado Nick Uff. Tudo com o aspecto lindo que podem ver acima e "apenas" por £40 + portes. A minha já está encomendada. Se estão interessados é melhor despacharem-se porque suspeito que não passe do dia de hoje... Podem ir às compras aqui.


Se esta tendência de mercado se mantiver, vou ter muita dificuldade em arranjar orçamento para a minha colecção de música...

07 abril, 2008

É Mais Assim

I'm Your Man

Sempre que tiveres dúvidas, questões, perguntas, precisares de ver Sport TV ou de uma massagem relaxante.

Ervi, andas muito tenso...

Tens de voltar a tomar os comprimidos.

Falando de concertos a sério

Dia 19 de Julho, este gigante da foto, e o Lou Reed (quem foi a besta que marcou os dois para o mesmo dia...?). Uma semana antes, no festival Optimus Alive, Rage Against The Machine, Bob Dylan e Neil Young, em dias seguidos. Acho que vou tirar férias na altura...

06 abril, 2008

o verdadeiro Felipão

F. Massa (Ferrari), vencedor do Grande Prémio do Bahrein.

morreu Judah Ben-Hur


Ó Bruno

Ensinas-me HyperText Markup Language? Mudei de ideias e afinal pode vir-me a ser útil...